Abóbada celeste

Vocês já repararam como as pessoas da cidade caminham olhando para o chão. Sempre me perguntei o porquê e ontem acho que entendi.

Chegando em casa, aquele vento gostoso no rosto, com cheiro da cerca viva do vizinho. Impossível não olhar para o céu. E respirar fundo aquela imensidão. E com a entrada da Lua nova, a noite mais escura e no infinito do espaço as estrelas. Milhares delas e então a famosa Via Láctea.

Na cidade, olhar o céu para quê? Agora a minha dúvida passou a ser como as crianças aprendem o que é a Viá Láctea no primário. Aprendi que era aquele “caminho branco de estrelas no céu”. Será que ainda consta isso nas cartilhas. Ou agora são apostilas?!

Outra dúvida: será que dá para ver a constelação do Cruzeiro do Sul na capital?

crux2.gif

 Vou checar e conto para vocês.

6 Respostas so far »

  1. 1

    Maitê said,

    Na cidade grande dá pra veer uma constelação de fios nos postes e de pombas nos fios dos postes, isso sim…..

  2. 2

    Regina said,

    gostaria que vc mostrasse as plêiades também, porque só num céu como este que vc descreveu é que podemos enxerga-la.
    e assim o pessoal da cidade tem a oportunidade de conhece-la.

  3. 3

    Miriam Lima said,

    O CASP (Clube de Astronomia de São Paulo) realiza de vez em quando alguns TR’s (Telescópios nas Ruas) e mostra para os transeuntes algumas coisas interessantes do céu… Na maioria das vezes em São Paulo, Capital.

    http://www.astrocasp.com.br/telenarua.html

  4. 4

    GERSON ALENCAR said,

    Quando estudava, fiz um trabalho sobre a Bandeira do Brasil, e me lembro que a estrela épsilon, que representa o Estado do Espirito Santolocalisava-se na parte inferior do braço esquerdo do Cruzeiro do Sul; para quem olhava de frente, épsilon, ficava a direita de quem olha; i. e´; com o braço direito, apontado para o poente; hoje, nossa Bandeira tem épsilon, sob o braço direito, e o Cruzeiro do Sul, continua com o mesmo formato de sempre; gostaria de saber se essa mudança ocorreu por discuido dos copistas, ou se rege por alguma lei? se for o caso, gostaria de conhecer lei seu numero, autor e qual a justificativa; caso não haja nada disso, é tempo de corrigir; pois entre as desenove bandeiras que ostentam o Cruzeiro do Sul, a nossa é a única com esse problema; até nalguns de nssos selos nacionais, já se ve esse erro.

  5. 5

    SE ESTÁ REPETIDO O COMENTARIO SOBRE O CRUZEIRO DO SUL, ENTÃO VAI UMA DICA: CREIO QUE O GOOGLE TEM MAIS ACESSO AOSORGÃOS COMPETENTES; JÁ QUE É O MAIOR PRESTADOR DE SEVIÇO NA AREA DA EDUCAÇÃO, POR QUE NÃO BUSCA A SOLUÇÃO? ME DESCULPEM; SOU LEIGO NO ASSUNTO, E NÃO SEI COM QUEM FALAR.

  6. 6

    Fabiano said,

    Moro na cidade de São Paulo, bem no meio das luzes que ofuscam boa parte do céu noturno. Mas dá pra ver o Cruzeiro do Sul sim, dentre muitas outras estrelas conhecidas como Sirius (ou “Estrela D’alva” no popular) a estrela mais brilhante do céu, o Cinturão de Orion ou no popular “Três Marias”, entre outras. Incontáveis estrelas nós conseguimos ver mas nada, nada se compara ao céu de uma cidade afastada dos centros urbanos. Agora, a poeira da galáxia realmente é impossível de se ver daqui. Jamais conseguiremos ver a poeira da Via Láctea aqui. Uma pena. Quem sabe no próximo apagão que der no Brasil (no último estava tudo nublado na cidade).
    Adoro o céu noturno. Meus olhos brilham como as estrelas quando as vejo. Amo a lua. Eu caminho olhando para o céu também.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: